Cidade colonial cercada por praias e ilhas desertas. Orgulha-se de ser a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN.
O estilo colonial de seu importante conjunto arquitetônico reflete uma história de imponência , quando Alcântara era habitada por ricos barões. Suas principais atrações podem ser visitadas a pé (ou se preferir de carro) em bucólicos passeios pelas ruas calçadas de pedra do seu Centro Histórico, passando pela Praça da Matriz, visitando a Casa de Câmara e Cadeia, o Museu Histórico e Artístico de Alcântara, a Casa do Divino e as igrejas coloniais.
Com um pouco mais de tempo, pode-se também fazer passeios de barco pelos igarapés amazônicos e visitar ilhas como a do Livramento, considerada a mais bela praia de Alcântara. De lá, é possível observar a revoada dos guarás, aves de plumagem vermelha, encontradas com frequência na região.
Acesso:A maneira mais fácil para se chegar a Alcântara é por meio da travessia da Baía de São Marcos, que separa a Ilha de São Luís e a cidade histórica de Alcântara. A travessia é feita por barcos e catamarãs, que, de acordo com a tábua das marés, partem diariamente do terminal hidroviário da Praia Grande, que fica no Centro Histórico de São Luís.
Alcântara via terrestre, utilizando a travessia por ferry-boat, localizado na Ponta da espera em São Luís até o Cojupe, localizado no continente, onde teremos mais 52Km de estrada até Alcântara.
Descrição do roteiro:
Passear pelas ruas de Alcântara é viajar no tempo da história do Maranhão. Cidade muito rica no passado, Alcântara é repleta de casarios coloniais e ruínas. No festejo do Divino Espírito Santo, sempre 50 dias após a Páscoa, o Doce de Espécie é uma boa opção para levar de lembrança.
Roteiro: Saída em horário à combinar, do hotel até a rampa e travessia para o continente em catamarã com a duração de aproximadamente 01h20, de acordo com a tábua da maré. Passeio a pé pela cidade (parada para almoço não incluso) e retorno à São Luís.
Pontos interessantes:Ladeira do Jacaré, capela das Mercês, igreja do Carmo, Pelourinho, ruínas da igreja da Matriz, passos da Quaresma, capela do Desterro e ruínas da cidade.
Duração: 6 horas
Inclui: Transfer hotel/cais/hotel, transporte náutico e guia local.
Obervações: Nas segundas-feiras os museus estão fechados para manutenção.
Horário de saída: Entre 06h30 e 09h00 (de acordo com a maré)